segunda-feira, 8 de outubro de 2007

"Encontro de Iniciação à Pesquisa"

Super interessante!!!
Vale a pena conferir.

No Mundo Unifor, evento que aconteceu do dia 01/10 ao dia 06/10 na Universidade de Fortaleza, foi composto por 16 eventos diferentes a fim de enriquecer o conhecimento de seus alunos. Dentre os diversos eventos que ocorreu podemos citar o “Encontro de Iniciação à Pesquisa”, onde vários trabalhos foram apresentados.

O “Encontro de Iniciação à Pesquisa” tem como objetivos a divulgação das atividades de pesquisa realizadas pelos alunos dos cursos de graduação da Unifor e de outras instituições de educação superior do Ceará e do país, a avaliação dos bolsitas vinculados aos programas de bolsas de iniciação científica, a promoção da integração de ensino-pesquisa entre os corpos discentes e demais pesquisadores e o incentivo do intercâmbio com pesquisadores de outras instituições de educação superior.

A apresentação desses trabalhos aconteceu durante os dias 02 a 05 de outubro, em dois turnos. Pela manhã, das 8h à 11, e pela tarde das 14h às 17h. Todos os trabalhos estavam expostos no Hall do Bloco D. Um dos trabalhos representantes do Centro de Ciências Humanas (CCH), mais especificamente do curso de Psicologia da Unifor, foi a pesquisa intitulada “A educação a distância segundo a perspectiva de seus alunos”, das alunas Érica Azevedo e Simone Pessoa. O trabalho teve como orientador o professor Robson loureiro. Esse trabalho ocorreu no dia 03 de outubro pela manhã.

Este artigo demonstrou através de pesquisa teórica e experimental quais os sentimentos vividos pelos alunos de educação a distância, tomando como grupo de amostra alunos desta universidade que cursaram disciplinas da graduação no segundo semestre de 2006. Através de um aporte teórico de autores que colocam como ocorre a aprendizagem a distância, o que os alunos vivenciam nesta modalidade e de uma pesquisa com alunos desta universidade através de questionário constatando quais os sentimentos vivenciados na nossa realidade, podemos compreender as dificuldades, a motivação para os estudos e adaptação vivenciada por estes alunos. De que maneira ocorre a aprendizagem através desta modalidade educacional, onde requer do aluno uma autonomia, auto-disciplina, para a construção do conhecimento. Desta forma cabe ao psicólogo educacional a reflexão: De que forma poderemos intervir? Trabalhar com o aluno a distância? Qual a demanda? Como poderemos motivá-lo para aprendizagem? Que ferramentas utilizar? Como poderemos fazê-lo estar em interação com os outros de forma a ajudar na construção do conhecimento? A educação a distância é uma modalidade de educação que requer uma autonomia crescente do aluno, como forma de torná-lo livre para explorar o ambiente virtual, as ferramentas, material-didático e interagir com os outros alunos para a troca de conhecimento e, assim, a promoção da aprendizagem.

Um comentário:

Eduardo Freire disse...

O texto está muito bom, e você fez o uso correto da estrutura de títulos e os links da equipe estão funcionando bem. Parabéns